Jorge Mota
Audi E-TRON

Chegou a hora da Audi apresentar de uma vez por todas o seu primeiro SUV 100% eléctrico, o e-tron. A apresentação teve lugar em São Francisco nos Estados Unidos e deu a conhecer o primeiro modelo de produção em série totalmente eléctrico da marca de Ingolstadt!

Tem 4,901 de comprimento e 1,935 m de largura, 1,616 m de altura e quase três metros de distância entre eixos. A capacidade da mala é de 660 litros na configuração "normal" + bagageira dianteira de 60 litros) e a capacidade de reboque é de 1,8 toneladas.
Com dois motores eléctricos (um por eixo) que permitem uma potência total de 300 kW (408 CV) e 400 quilómetros de autonomia, segundo a marca, o Audi e-tron revela igualmente ar desportivo e chega dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos!

Um factor chave para o carácter desportivo e a sua dinâmica transversal é sem dúvida a posição baixa e central na qual o sistema de bateria é instalado e que permite ao veículo um alcance adequado para percorrer longas distâncias.
O pack de baterias, pesa cerca de 700 quilos, ocupa 2,28 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 34 cm de altura. Compreende um total de 36 módulos, cada módulo conta com 12 células.
A bateria que tem, segundo a marca, uma autonomia de 400 km, pode receber carregamentos rápidos de 150 kW e opera com uma voltagem nominal de 396 volts, armazenando 95 kWh de energia. No entanto, este novo Audi e-tron também pode ser carregado com corrente alternativa AC até 11 kW e precisa de 8h30 para alcançar 80% da carga.

Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o Audi e-tron recupera energia através dos seus motores eléctricos. Ele aproveita o seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema integrado de controlo de travagem eletro-hidráulico.
A aerodinâmica projectada também contribui significativamente para a eficiência do e-tron!


Um dos destaques deste conceito são os espelhos retrovisores virtuais opcionais - uma novidade num modelo de produção em série, que reduzem o arrasto aerodinâmico, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo.
O Audi e-tron oferece o espaço e o conforto que os modelos da marca nos habituaram o que combina com materiais de alta qualidade e fino acabamento, tornando assim a mobilidade eléctrica uma experiência Premium!


No seu interior podemos contar com com um ecrã touchscreen que se ajusta automaticamente à luminosidade exterior. O Audi e-tron está bem conectado sendo equipado com o media center de MMI, além de incluir o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. Para além disso pode contar com vários sistemas de assistência à condução, como o auxiliar de eficiência padrão que ajuda a promover um estilo de condução económica.

Os espelhos virtuais com pisca incorporado são uma opção que permite melhorar a aerodinâmica do SUV (medem menos 20 cm do que os espelhos convencionais), potenciando a autonomia em 2,5 km.

O e-tron chega ao mercado no final deste ano e apesar dos preços, para o nosso mercado, não serem ainda conhecidos, o mais provável é rondarem os 90 mil euros!
O novo Audi e-tron vai estar presente no Salão de Paris de 4 a 14 de Outubro!


