• jmiguel271

Audi Q3 2019




Depois de revelar o Audi A1 e o Facelift do TT a Audi apresenta agora a segunda geração do Audi Q3, foram todos revelados num evento exclusivo a jornalistas há algumas temas atrás...

Esta segunda geração do Audi Q3 está um pouco maior, cerca de 3cm e utiliza a plataforma MQB 2 que está presente em modelos como o Volkswagen Tiguan ou o Skoda Kodiaq!

Apresenta um estilo muito mais dinâmico e desportivo, em especial na zona da dianteira, com a famosa grelha da Audi, agora maior e as novas ópticas, que equipam agora as Luzes Full Led com High Beam, em opcional!




A grande diferença no interior, é mesmo o espaço de pernas, de cabeça e também de ombros, a marca tomou ainda outras opções para reforçar a habitabilidade.

Uma delas passa pela colocação da fila traseira de bancos sob um carril que pode mover-se 15cm, o que faz a capacidade da bagageira variar entre os 530l e os 675l. Mas, caso os bancos sejam todos rebatidos na sua organização 40:20:40, será possível transportar até 1525l. Destaque ainda para a integração de soluções inteligentes, como o local para guardar a chapeleira sob o espaço de carga quando se vai transportar objetos mais volumosos.

Nas laterais é a bem assinalada linha de cintura que surge em destaque, bem como o formato extremamente volumoso do Pilar D, onde a marca optou, tal como no novo A1, por recuperar traços de estilo do Audi Sport Quattro. Com as jantes entre 17” e 20” a surgirem em destaque na zona demarcada pelas proteções das cavas das rodas, é ainda possível optar por um full paint em que toda a carroçaria surge pintada na mesma cor. Destaque ainda para o grande spoiler no prolongamento do teto, enquanto na traseira é o perfil da iluminação 3D e a grande demarcação entre da secção inferior, onde o para-choques integra as "supostas" saídas de escape. Será ainda possível optar pelo pack desportivo S Line para quem deseje um estilo mais arrojado e dinâmico para o novo Audi Q3 reforçado pelo difusor traseiro e pelas saias laterais.



Além de ser mais espaçoso e estar revestido de peles e outros materiais que combinam grande apelo estético com bom tato (em três níveis diferentes para escolha, Basic, Design e S Line), o interior deste SUV é também marcado por muitas tecnologias de ponta. Aqui destaca-se imediatamente a digitalização das informações no conjunto formado pelos ecrãs de 10.25” ou 12.3” no painel de instrumentos, a que se junta a superfície tátil, com 8.8 ou 10.25 polegadas, destinada ao infotainment. Destaque ainda para a preocupação da marca nos grafismos e apresentação das informações, com três tipos de visualização diferentes no Virtual Cockpit, e a orientação em 10º da zona de infotainment para o lado do condutor, facilitando a sua operacionalidade enquanto se conduz. Além disso, o ambiente interior é enriquecido pela iluminação ambiente com 30 tons à escolha.

Para garantir ainda mais apelo no novo Audi Q3, ele integra novos sistemas oriundos dos modelos da marca de Ingolstadt nos segmentos superiores. Uma delas é a capacidade de aprendizagem da navegação, que vai reconhecendo os percursos habituais do condutor e, incorporando informações como dados de tráfego, oferecer conselhos sobre a melhor rota a tomar. Nestes sistemas de infoentretenimento, destaque para a possibilidade de optar pelo Audi connect Navigation & Infotainment Plus, com imagens obtidas do Google Earth e mapas 3D das principais cidades europeias, e ainda, tal como no A8, poder recorrer à Cloud para ir aumentando o potencial de interatividade dos comandos vocais.



Para os fãs da maior qualidade de som, estará disponível um sistema de som 3D com assinatura da Bang & Olufsen. Este Premium Sound System garante uma experiência distinta, através de um algoritmo desenvolvido especificamente para o novo Audi Q3 com o apoio do Instituto Fraunhofer, onde um dos segredos reside nos quatro ‘loudspeakers’ adicionais colocados no painel de instrumentos e os dois colocados no Pilar D. E se quiser uma experiência 3D verdadeiramente audível, nada como elevar até aos 680 watts o total das 15 saídas de som do SUV.



Até ao momento foram confirmados quatro motores, numa oferta composta por três gasolina e um diesel. Este “resistente” nos motores a gasóleo é um bloco de quatro cilindros disponível nas versões 35 TDI (150cv e 340Nm) e 40 TDI (190cv e 400Nm). Juntam-se motores a gasolina, todos com filtro de partículas, numa oferta onde surgem o 1.5 da versão 35 TFSI com 150cv e 250Nm, e os dois litros 40 TFSI, de 190cv e 320Nm, e 45 TFSI a debitar 230cv e 350Nm. Eles podem ser combinados com tração dianteira ou o sistema quattro, e canalizar a sua força através de transmissões manuais de seis velocidades ou a caixa automática de sete velocidades Stronic em que é destacada a rapidez de passagem.




É ainda destacado o trabalho de desenvolvimento efetuado na suspensão, para garantir que ele consegue elevada agilidade em troços sinuosos mas também oferece uma estabilidade inabalável em autoestrada. Recorrendo a uma configuração composta pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e uma “sofisticada” arquitetura de quatro braços na retaguarda, será possível optar entre seis modos de condução diferentes. Eles vão alterar a parametrização da direção, acelerador e o comportamento da caixa Stronic, bem como a forma como gere as irregularidades do piso nos modelos equipados com controlo do amortecimento, em que sensores avaliam ao momento informações sobre o movimento das rodas e as forças de aceleração lateral e longitudinal.




Se preferir antes uma opção mais ‘racing’, nada como optar pela suspensão desportiva, que vem de origem nos modelos equipados com o pack exterior S Line. Ele tem uma configuração específica para os amortecedores e as molas, que é combinada com uma direção progressiva (cada vez mais direta quando maior for o raio de viragem) para ir enfatizando ainda mais o feeling desportivo do novo Audi Q3.



O novo Audi Q3 vai estar no mercado a partir do outono, os preços para solo Nacional não são ainda conhecidos!

Para futuras novidades siga o site jmreviews.pt!!



42 visualizações

Bem vindos! | JM Reviews

Vamos fazer a cobertura de apresentações, eventos, Test Drives. Vamos passar experiências diferentes para vos dar a conhecer o melhor de cada modelo em particular!

  • Facebook JM Reviews
  • Instagram JM Reviews
  • Grey YouTube Icon

© 2018 by JM Reviews

Criado por Mercado Digital

  • Facebook JM Reviews
  • Instagram JM Reviews
  • Youtube JM Reviews