• jmiguel271

Audi Q8 2018


E a poucas horas da revelação oficial do novo Audi Q8, surgem na Internet os primeiros artigos sobre este SUV tão esperado para o ano de 2018!

As dimensões confirmam que se trata de um SUV mas em forma de Coupe, este novo Q8 vai assumir-se como o topo da gama Q, os veículos desta marca alemã mais virados para a aventura e eventuais incursões fora de estrada. E apesar de ser ligeiramente mais curto do que o Q7, tem vias mais largas (2,7 cm) e uns mais que generosos 4,986 metros de comprimento e 1,995 de largura. Se a tudo isto juntarmos uma distância entre eixos de 3 metros, é fácil perceber que apesar das linhas de coupé, o Q8 é um dos maiores SUV do mercado e que se junta finalmente aos concorrentes BMW X6 e Mercedes GLE Coupe.




Mas a Audi, que já tem no Q7 um SUV de dimensões "king size", certificou-se que o Q8 era visto como uma proposta mais dinâmica e ágil, pelo que tratou de lhe reforçar a personalidade, colocando a tónica no espírito desportivo. Assim, não espanta que o pilar A (o que suporta o pára-brisas) surja mais inclinado, típico dos coupés, no que é secundado por um pilar B pintado de negro, para se tornar quase invisível, e um pilar C maciço e também mais inclinado do que o habitual. A cereja no topo do bolo é materializada pelo recurso aos alargamentos das rodas (mais evidente atrás do que à frente), a fazer recordar o saudoso Quattro Sport, o modelo que serviu de base aos Grupo B com que a Audi dominou os ralis do campeonato do mundo. Para ajudar, as portas não possuem aro superior, outra solução típica dos coupés, que valoriza o esteticamente o mais desportivo dos SUV da Audi.



O interior é semelhante aos restantes e mais recentes modelos da marca Alemã, o A6, A7 e A8, com a qualidade de construção, funcionalidade e tecnologia a dominarem todos os seus limites!





Os sistemas de segurança e ajuda na condução são os mesmos, estando este novo Q8 equipado com um sistema inteligente de navegação, aplicações para abrir e fechar o carro sem a utilização da chave, infindáveis comandos de voz e claro os sistemas mais recentes de condução semi-autónoma e 100% autónoma aguardando a legislação adequada... Ora todas estas funcionalidades são consequentemente acompanhadas de um scanner laser, um radar de longo alcance, quatro de médio alcance (dois para a frente e outros tantos para trás), uma câmara de alta definição para a frente e quatro do tipo panorâmicas, além de 12 sensores ultrassónicos, a Audi afirma que existem pelo menos 39 sistemas capazes de auxiliar o condutor caso seja necessário ou requerido..



Na fase inicial, o que para Portugal significa a partir de Setembro, o Q8 vai estar disponível com motores a gasolina e a diesel, mas todos eles "Mild hybrid", em que um pequeno motor eléctrico, alimentado pelo potente sistema de 48 V, ajuda o motor de combustão na fase de arranque e de retoma de velocidade, para reduzir consumo e emissões. Este sistema, que substitui o motor de arranque e o alternador, assegura depois o funcionamento da função coasting, ou seja, andar à vela, com o Q8 a desligar o motor de combustão (sem que isso o leve a perder capacidade de travagem pela ausência do vácuo proporcionado pelo motor, de que o sistema de travagem necessita) quando o condutor levanta o pé do acelerador, para voltar a trabalhar de seguida, assim que o pressiona de novo.




De início vão surgir dois motores diesel e um gasolina, com os primeiros a serem representados pelo 45 TDI, de 231 cv e pelo 50 TDI, de 286 cv, ambos 3.0 V6, apesar de isto não ser evidente a partir das denominações da marca alemã. A gasolina surge o 55 TFSI com 340 cv, também ele um 3.0 V6. Uma versão "Plug-in-hybrid" não tem por enquanto confirmação dada, mas a plataforma onde este novo Q8 está inserido permite a utilização desses blocos, pelo que será uma questão de tempo...

O novo Q8 vem ainda com três tipos de suspensão, sete modos de condução e um sistema de quatro rodas direccionais, idêntico ao do A8 e que permite a esta novo SUV realizar manobras mais apertadas sem grandes problemas...



Os preços não são ainda conhecidos, teremos de esperar até ao Verão, altura em que deverão ser divulgados, bem a tempo da sua chegada em Setembro!

Continue a acompanhar o site JM Reviews para mais novidades!

16 visualizações

Bem vindos! | JM Reviews

Vamos fazer a cobertura de apresentações, eventos, Test Drives. Vamos passar experiências diferentes para vos dar a conhecer o melhor de cada modelo em particular!

  • Facebook JM Reviews
  • Instagram JM Reviews
  • Grey YouTube Icon

© 2018 by JM Reviews

Criado por Mercado Digital

  • Facebook JM Reviews
  • Instagram JM Reviews
  • Youtube JM Reviews