Jorge Mota
Porsche 911 (992) 2019



Finalmente chegou a hora da Porsche revelar a nova geração do intemporal 911!! Disponível nesta primeira fase apenas nas versões “S”, com um aumento de 30cv na potência, os interiores sofreram também fortes alterações, quer a nível de design, quer na qualidade dos materiais.
Esta é a oitava geração do 911 designada pelo código 992, o novo Porsche 911 está já disponível para encomenda, surgindo nesta primeira fase nas opções Carrera S e Carrera 4S.


Disponíveis com uma versão mais moderna do bloco 3.0l Boxer turbo que era usado pelos antecessores, resultam agora nuns fantásticos 450cv de potencia, na versão S e 4S! Isso permitiu melhorar as acelerações dos 0 aos 100km/h em 0,4 segundos, para um tempo de apenas 3,7 segundos, enquanto na velocidade máxima o ganho é de 3 km/h, subindo para os 306km/h.
Os preços do novo Porsche 911, que surge neste momento apenas com a caixa automática PDK de oito velocidades, são de 146.550€ para a versão Carrera S e 154.897€ para o 4S com atracão integral!


A Porsche afirma que o design da oitava geração pretende enfatizar o salto nas performances do desportivo. Isso é demonstrado na dianteira, que está 45mm mais larga, enquanto os arcos das rodas ficaram mais volumosos em redor das jantes de 20” na dianteira e 21” na traseira. Com todos os painéis de carroçaria fabricados em alumínio, excluindo as secções dianteira e traseira, um dos traços no exterior que mostra a evolução tecnológica deste 992 são os puxadores de portas elétricos. Eles surgem embutidos, saltando para o exterior assim que sejam detectadas as mãos.
O interior sofre as maiores alterações, ganhando traços que o aproximam dos lançamentos mais recentes da marca, como o Panamera ou o Cayenne.

O destaque vai, tratando-se do mais famoso desportivo do mundo, para o foco no condutor, que tem na sua frente uma combinação entre o classicismo, demonstrado pela agulha do conta-rotações ao centro, e a modernidade, a cargo dos dois painéis digitais nos lados que oferecem diferentes informações. Além disso, o volante passa a contar com um comando circular, ao alcance da mão direita, para escolher entre os modos de condução. E no novo Porsche 911 temos, além dos habituais modos Normal, Sport e Sport+, um novo designado “Wet” e que otimiza o comportamento em piso molhado.

O novo ecrã de 10,9” para o infotainment PCM é maior do que os disponibilizados na anterior geração, e será o elemento mais notório da evolução tecnológica deste ícone do mundo automóvel. Mas ela também poderá ser sentida em outras soluções do novo Porsche 911, como na navegação online com apoio de inteligência artificial. Além disso, também são introduzidas três novas aplicações para facilitar a vida aos condutores e apoiá-los em diferentes áreas.


Estas Apps são designadas Road Trip (planificação de viagens), 360+ (Assistente Pessoal) e Porsche Impact (analisa a performance ecológica e “ajuda calcular a contribuição financeira que os clientes Porsche podem dar para compensar a sua pegada de CO2”). Nesta última aplicação, os clientes podem até escolher quais os projetos climáticos certificados internacionalmente para investir. Portanto, nada como acelerar a fundo e sentir o poder dos 450cv do novo Porsche 911 Carrera S. Até o ambiente vai agradecer…
Este novo 911 deverá chegar ao mercado no próximo ano e a JM Reviews estará aqui para lhe dar a conhecer as ultimas sobre este que é um dos automóveis mais importantes de sempre no diz respeito a performance e altas prestações!!

